sábado, 16 de março de 2013

Feira na Alemanha mostra tecnologia que explora livros antigos em 3D

Os livros medievais de grande valor, que em geral são exibidos em caixas de vidro e só podem ser tocados com luvas, poderão ser consultados agora com tecnologia 3D graças a um sistema revelado na terça-feira (5) na principal feira de tecnologia do mundo, na cidade alemã de Hanover. A CeBIT acontece até 9 de março.

Graças ao explorador interativo de livros em 3D, desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer da Alemanha, os leitores podem ler os textos em latim e aproveitar as ilustrações coloridas elaboradas há vários séculos, mas de forma moderna.






O texto é escaneado e disponibilizado em uma tela plana. Os leitores, de pé e a poucos metros de distância da tela, mudam as páginas movimentando as mãos no ar para acionar os sensores das câmeras.

O Instituto Fraunhofer trabalha com a Biblioteca do Estado de Baviera na cidade de Munique para levar algumas de suas coleções antigas a um público mais amplo, explicou o diretor do projeto, Paul Chojecki.

“Acredito que o livro mais antigo que foi digitalizado até agora tem pelo menos 1 mil anos”, disse. O leitor, apenas com os movimentos das mãos, pode interagir com o livro em 360 graus e em 3D. “O passo seguinte seria melhorar o conteúdo digital. Podemos imaginar uma função de busca ou uma tradução simultânea se, por exemplo, você não fala latim”, disse.

Essa notícia é uma notícia para que a informação que contém nesses livros possa ser de domínio público, como sempre deveria ter sido.  

Quanto ao vídeo, apesar de estar em alemão as imagens são autoexplicativas sobre como funciona a visualização dos livros.

Essa notícia foi tirada do site: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/03/feira-na-alemanha-mostra-tecnologia-que-explora-livros-antigos-em-3d.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se das boas maneiras.